
O PROJETO
Pelos dados divulgados pela FENABRAVE, para o ano de 2019, os veículos flex vendem trinta vezes mais (aproximadamente 95% dos veículos vendidos no ano) que o automóveis movidos somente a gasolina, dominando o mercado e consolidando, cada ano mais, esse tipo de combustível no país. Por esse quadro, somos levados a pensar que as vendas de etanol são competitivas com as da gasolina, mas, segundo dados da ANP, as vendas de gasolina são até duas vezes maior que as de etanol.
Tendo isso em vista e o fato de que, para todos os tipos de combustíveis oferecidos para automóveis, o etanol é o que menos emite CO2 ao longo de todo seu processo, surge a proposta deste projeto.
Oferecemos uma alternativa viável para motores flex, permitindo que o motor trabalhe alternando o tipo de ignição (por faísca ou compressão) em função da faixa de rotação de trabalho. Além disso, nosso sistema também é composto por uma bomba d'água elétrica que, trabalhando em conjunto com um sensor de etanol, permite alterar a temperatura de funcionamento do motor com mais facilidade, adequando a temperatura ao tipo de combustível utilizado.
Nosso objetivo é incrementar a eficiência energética de motores flex, com ênfase no etanol.
Dessa forma, buscamos uma tecnologia que nos permita utilizar as vantagens de ambas as tecnologias de motor (HCCI e SI), focando em menor consumo de combustível e menor emissão de gases poluentes, principalmente os de efeito estufa.
Conheça um pouco mais:
GOLDEN CIRCLE
O que?
Como?
Por quê?
Por quê?
Nós acreditamos na utilização de combustíveis renováveis como uma alternativa para uma mobilidade mais limpa.
Como?
Aumentando a taxa de compressão para maior eficiência térmica.
O que?
Buscar um modelo de combustão que permita um aumento da taxa de compressão, possibilitando o uso de gasolina e etanol.